Tamponamento

O tamponamento de poços tubulares é extremamente necessário para poços artesianos desativados, abandonados ou poços com problemas de contaminação.

O tamponamento corresponde a um conjunto de procedimentos físicos para restabelecer as condições originais do local e evitar possíveis contaminações de aquíferos, sem que a água presente nos lençóis seja contaminada, portanto, preservar a natureza, assim como os seres vivos.

O tamponamento desses poços, assim como a sua perfuração, também é regido por rigorosas normas técnicas, para que o processo seja realizado de forma eficiente, é muito importante que seja feito por equipes que possuam os equipamentos necessários, evitando assim qualquer tipo de erro.

Existem duas formas de realizar um tamponamento de um Poço Tubular Profundo ou Cacimba essas formas ficam divididas em duas maneiras:

Tamponamento definitivo é retirado o equipamento de bombeamento existente do poço seguindo as portarias normativas para cada estado, porém após a realização deste procedimento o poço nunca mais poderá ser ativado, pois será realizado um preenchimento com materiais específicos conforme as normas que não permitirá sua reativação.

Tamponamento Temporário será retirado o equipamento de bombeamento existente, mas neste caso não haverá preenchimento de material com isso o poço poderá ser reativado no período de até 12 meses da publicação da autorização concedida pelos órgãos competentes de cada região (DAEE, INEA, IGAM).