Perfuração de Poços

A empresa CL Ambiental oferece os serviços de perfuração e instalação de poços tubulares profundos, também conhecidos como poços artesianos, poços de monitoramento utilizados na área ambiental, poços de bombeamento utilizados para rebaixamento de lençol freático e poços piezométricos, aprofundamento de poços, manutenção e recuperação de poços já existentes.

 

Com uma equipe multidisciplinar, que conta com profissionais de várias áreas do conhecimento como: Geólogo,  Técnicos comerciais, Engenheiro Ambiental, Sondador, Auxiliares de Campo, Encarregado de Manutenção.

 

Para a comodidade dos clientes, contamos com um corpo técnico para requerer a autorização junto às entidades competentes para perfuração de poços e seus documentos exigidos como a outorga de uso, realizamos estudos geofísicos e também de análises de água. Somos capacitados para fazer testes de vazão de poços artesianos, executar a automatização e a desinfecção de poços e fazemos a locação de poços pelo processo geofísico e geológico.

Estudos ajudam na execução da perfuração e instalação de poços

A perfuração e a instalação de poços é um trabalho sério, que exige muitos cuidados e conhecimento adequado para não prejudicar o meio ambiente e nem infringir a legislação ambiental vigente, independentemente do local. Mais do que um simples “buraco” é uma obra de construção civil para captação de água, o poço é uma complexa obra de engenharia, que deve ser feita com base em diversos estudos que comprovem a segurança de sua estrutura e a qualidade da água subterrânea que será captada.

Para que o poço possa ser feito é necessário perfurar o solo, os sedimentos e até grandes rochas, onde geralmente a água fica armazenada. Existem vários tipos de poços e cada modelo depende da sua finalidade, das características do local onde será feita a perfuração e a instalação, do sistema de operação e das exigências relacionadas à proteção do meio ambiente. Em alguns locais, a água do poço precisa ser bombeada para a superfície, enquanto em outros o líquido jorra sem intervenção graças às diferenças de pressão.

A CL Ambiental irá indicar ao cliente, de acordo com os estudos realizados e a necessidade do cliente, o diâmetro ideal para o poço, a profundidade e o material de revestimento das paredes, que pode ser aço inox, aço galvanizado à fogo ou até mesmo PVC Geo Mecânico. O revestimento irá depender dos riscos de contaminação da água que existem na área. Em algumas situações é necessário fazer a proteção do furo com tubo sanitário (tubo de boca) com diâmetro maior durante o serviço para evitar que o solo desmorone dando estabilidade na perfuração.

Poço Tubular Profundo

A água subterrânea é mesmo uma alternativa fantástica e se você está planejando dar início às obras é uma escolha inteligente, mas antes de colocar a mão na massa é preciso muita atenção. Afinal, qualquer deslize pode comprometer seriamente a natureza.

É por isso que a CL Ambiental possui geólogo especializado na avaliação dos critérios técnicos para locação de pontos para perfuração em rocha e sedimento. Obs: Não nos responsabilizamos pela quantidade e qualidade da água eventualmente encontrada.

É que a presença de características como porosidade, permeabilidade e fissuras é determinante da quantidade de água subterrânea disponível no local analisado.

Além de todo esse estudo, outras condições precisam ser cuidadosamente observadas. É interessante, por exemplo, que a área escolhida para a perfuração do poço seja próxima à rede elétrica e também de reservatório a ser utilizado.
Um poço mal construído é dor de cabeça na certa, pois além do seu investimento ir parar no fundo do mesmo, ele contamina os mananciais de água subterrânea colocando em risco a saúde sanitária dos demais poços artesianos da região.

Veja abaixo a perfuração dos 3 diferentes tipos de poços artesianos:

Poços Artesianos em Rochas Cristalinas – Aquíferos Fissurados – Parcialmente Revestidos

Denomina-se genericamente de rochas cristalinas, aquelas que permitem a construção do poço artesiano com a utilização de revestimento somente na parte do capeamento de solo ou de rocha inconsolidada. As rochas cristalinas por terem porosidade e permeabilidade quase nulas a água é transmitida através de descontinuidades, representadas pelas fraturas e fissuras geológicas que se constituem no meio de transmissão e armazenamento da água. São rochas de natureza ígnea, metamórfica e as sedimentares muito duras como os arenitos muito litificados e calcários. Todas estas rochas permitem que as paredes do poço se sustentem drenando a água diretamente para o interior do poço após perfurado.

Poços Artesianos em Rocha Sedimentar – Aquífero Poroso –Totalmente Revestido

As rochas sedimentares são rochas de baixa coesão com espaços intergranulares entre os grânulos que a compõem. Esta característica faz com que a água seja transmitida através da intercomunicação entre os espaços vazios ao longo de um gradiente hidráulico – características denominada de permeabilidade – e armazenada quando não há transmissão – propriedade denominada de porosidade. Os poços construídos neste tipo de rocha, desmoronam, não sustentando as paredes do poço por isso, devem ser totalmente revestidos com tubos de revestimento lisos e revestimento ranhurados ou filtros, para haver a transmissão de água para dentro do poço.

Poços Artesianos Mistos com Aquífero Fissurado e Poroso no mesmo Poço – Parcialmente Revestido

São aqueles onde a parte superior perfurada são rochas sedimentares e na parte inferior, rochas cristalinas. Por causa dessa característica da geologia, o poço artesiano é construído, como, de poço em sedimento com a colocação de revestimentos e filtros no domínio das rochas permeáveis e porosas e sem revestimento na parte inferior, domínio das rochas cristalinas onde o aquífero é fissural.

A CL Ambiental garante que o seu poço será construído dentro das normas e leis em vigor, partindo de um projeto elaborado por geólogo credenciado, efetuando a análise do terreno para a construção, passando pela pesquisa hidrogeológica para a minimização de custo do cliente, seguindo para o processo legal de licença de execução e de outorga de uso de recurso hídricos e finalizando com o suporte técnico.

Os poços podem ser classificados em 3 tipos sendo:

  • Poços de rocha: Poços onde a captação de água se faz através de fraturas existentes nas rochas do subsolo.
  • Poços de sedimento: Poços onde a captação se faz através da parte sedimentar na perfuração. A água é captada do solo através da colocação de filtros nas zonas produtoras de água.
  • Poços mistos: Poços onde se emprega os 2 modos de captação de água no subsolo.

Saiba mais